Orixás

Existem diversas formas de cultuar os Orixas dentro da diversidade da Umbanda. Aqui seguimos o fundamento onde consideramos os 7 Orixás principais, Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxóssi, Oxum, Xangô e Iansã, e os codificamos como linhas cósmicas vibratórias contendo energias que vibram em nossos campos sutis manifestados através de cada um dos 7 chakras (vortices de energia que define a frequência de um campo energético). 

Sim, podemos ver essas frequências como Deidades, santos, porém aqui no Asas buscamos compreender através da essência e manifestação,  e não da personificação. 

Aqui não incorporamos Orixás, mas entidades subdivididas em 3 estados vibratórios (erê, caboclo e preto-velho) que trazem os saberes adquiridos em suas vidas manifestos dentro das características de cada orixá. 

Cultuamos também o Orixá Exu dentro de uma linha específica chamada quimbanda ou esquerda, que é uma linha onde as entidades que a representam não se encontram em dimensões elevadas mas ficam aqui perto de nós na parte mais baixa de Aruanda nos ajudando com ações do dia a dia. Esses espíritos quando encarnados tiveram atitudes significativas na formação do karma da Humanidade optando em seguir mesmo depois de desencadeados atuando aqui na vida da Terra. Apenas os Exus podem transformar a matéria e alterar o fluxo das coisas, pois sabem depois recolocar tudo novamente sem alterar os códigos da evolução.

Texto: Mãe Alice de Ogum

Centro Espiritualista Asas de Aruanda
Gira toda quarta-feira às 18h
Servidão Bernardino Barcellos, 107 • Rio Tavares
Contato: asasdearuanda@gmail.com