Amalá e oferenda

O que é um Amalá e oferenda?

Um Amalá ou uma oferenda é como um portal de ativação das forças de Aruanda, de acordo com o propósito de quem a faz. O Guia ou o Orixá têm a função de guiar o umbandista pelos melhores caminhos do seu destino. Uma oferenda é uma magia e nelas usamos os quatro elementos primordiais: terra, água, fogo e ar, representados pelo alimento, bebida, vela e fumaça. Ao juntar com sua intenção e a sua conexão com o orixá, ela se torna ainda mais forte e alinhada. 

As Yabas são elementais na Umbanda, e nas oferendas feitas a elas, não há a necessidade da utilização de elementos como cigarros, charutos, cigarrilhas, etc. Eles podem ser substituídos por incenso ou simplesmente firmar o pensamento. É uma energia mais sutil, geralmente relacionada aos sentimentos e emoções, enquanto os Masculinos regem o abrir dos caminhos práticos. E as linhas neutras e a linha da esquerda se encarregam das necessidades mais momentâneas, as necessidades da matéria.

O objetivo da oferenda pode ser: pedir algo, receber um axé, agradecer, firmar a conexão ou receber a energia daquela linha ou entidade, mudar padrões e/ou encontrar atalhos, mas os guias não interferem na sua jornada, no seu livre arbítrio e no seu karma. Ao ativar uma oferenda você fica sob essa força pelo ciclo de uma lua (um mês mais ou menos) e depois ela se dissipa. 

IMPORTANTE: Lembre-se de no final recolher tudo o que não for biodegradável, o que for enterrar ou levar consigo e destinar em local correto.

Aproveite sua oferenda e seu axé ao máximo, seu alinhamento quântico que o induz ao caminho certo, mas lembre-se, quem conduz seus passos é você!

Texto de Mãe Alice de Ogum

Oxalá

AMALÁ: Velas brancas, água mineral, canjica branca coberta com algodão e mel dentro de alguidar ou louça branca, incenso, fitas e flores brancas.

Campo de força: uma colina ou campina, onde se consegue ver o nascer e o pôr do sol, mas pode ser feito junto de uma entrega para Iemanjá na praia ou no Jardim dos Orixás no Asas de Aruanda.

Iemanjá

AMALÁ: Velas azuis, manjar de coco (amido de milho, leite e leite de coco, virou pudim, desligar o fogo), flores brancas e flores azuis, circula a oferenda com água.

Campo de força: Na praia ou no Jardim dos Orixás no Asas.

Ogum

Amalá: Velas branca e vermelha, cerveja branca servida em coité ou derramada ao redor da oferenda, charutos, amendoins torrados e frutas: romã, manga espada, melancia, frutas vermelhas em geral.

Campo de força: Uma campina, beira da praia ou no Jardim dos Orixás no Asas.

Iansã

AMALÁ: velas cor laranja, água mineral, moranga com milho em espiga coberto com mel e flores.

Campo de força: uma pedra ao lado de um rio ou no Jardim dos Orixás no Asas.

Xangô

AMALÁ: Velas marrons, cerveja preta servida em coité, charuto e quiabo.

Campo de força: Na pedreira ou sobre uma pedra grande e bonita. Pode ser no Jardim dos Orixás no Asas.

Oxum

AMALÁ: Velas amarelas, água mineral, canjica amarela, mel e flores amarelas.

Campo de força: Ao lado de uma cascata/cachoeira ou no Jardim dos Orixás no Asas de Aruanda.

Oxóssi

Amalá: Velas verdes, cerveja branca servida em coité, charutos e frutas (algumas frutas principais: maracujá, abacate, carambola, abacaxi).

Campo de força: Na entrada da mata ou no Jardim dos Orixás no Asas.

Pretos velhos

Amalá: velas branca e preta, tutu de feijão preto, doces naturais como cocada, rapadura, paçoca, etc. Bebida: café ou marafo. Fruta: banana maçã. Flores brancas. Um cachimbo, fumo e cigarro de palha.

Criança

Amalá: velas brancas, rosas ou azuis. Doces naturais como: paçoca, Maria mole, bala de banana, suspiro, pé de moleque e bebida: caldo de cana. Local da entrega: Um jardim ou um campo onde tenha flores.

EXÚ

Amalá: velas vermelha e pretas comida: farofa de milho, com bastante pimenta, alho e azeite de dendê. Bebida é Wisk, charutos e se quiser flores vermelhas.

POMBA GIRA

Amalá: velas vermelha e preta, comida: farofa de milho, com bastante pimenta, alho e azeite de dendê. Bebida é cachaça ou bebida vermelha, cigarros, velas vermelhas, flores – rosas de qualquer cor.

BOIADEIRO

Amalá: velas amarelas ou brancas. Comida: arroz tropeiro, é arroz com feijão, cheio de legumes picados como: tomate, cenoura, verduras geral. Mandioca assada, cachaça e paeiro.

CIGANO

Amalá: velas de mel, arroz integral com frutas cristalizadas e frutas como: maçã, pêssego e uva dentro de uma gamela, mel tudo arranjado com flores. Bebida para o cigano vinho tinto, e para a cigana vinho branco. Para o cigano cigarro ou cigarrilha e para cigana cigarros.

MARINHEIRO

Amalá: Velas azul claro, pirão da água, batata com mel, pedaços de coco, cigarros, marafo, flores. Pode ser usado no lugar do alguidar de barro a gamela, folhas de bananeira ou aquela casca do coqueiro. Local de entrega: Na beira da praia.

Centro Espiritualista Asas de Aruanda
Gira toda quarta-feira às 18h
Servidão Bernardino Barcellos, 107 • Rio Tavares
Contato: asasdearuanda@gmail.com