O que é Umbanda

Umbanda é a integração entre passado e futuro, natureza e atitude. É  a união da sabedoria de um povo e a história contada em outros ângulos. 

Umbanda é  resgate da anscestralidade, ativação do “eu originário” perdido em meio aos seus Karmas através da conexão com povos e seres que fizeram parte da construção social atual.

Umbanda tem sua raiz nos pretos-velhos (um dia escravos), nos caboclos (indígenas dizimados), nos exus (senhores feudais, Reis e líderes religiosos) e nos erês (poder criativo da criança que permite o acesso a outros planos pela sua pureza ainda não poluída).

Umbanda é  caridade.  É  o bem sem olhar a quem. É  a casa de todos que, com suas portas abertas, cultua a vida e a harmonia entre os seres vivos.

Umbanda é patrimônio brasileiro, é humildade, é livre, artística e dinâmica. 

Umbanda ama os animais, não faz sacrifícios,  não cobra nada.

Umbanda não tem sacerdote, não tem livro sagrado, não tem culto padronizado. 

Umbanda tem Pai de Santo, que como uma pessoa da família cuida de seus filhos e zela pela voz dos guias. Umbanda tem corrente que, de mãos dadas, pessoas firmam um pacto de amor. Umbanda é  livre. Quem decide como desenhar seu ritual é  o espírito que conduz aquela casa. 

O livro da Umbanda deveria ser a história do Brasil. Porém, a Umbanda vem justamente para dizer pela voz de quem viveu essa história que esses livros mentem. A Umbanda é  escrita dia a dia, conforme a vida solicita e seus seguidores aprimoram seus ouvidos, pois aqui sabedoria é  para usar e não para pendurar na parede. 

Seja bem vindo à Umbanda. Seguindo esse roteiro, encontrará a magia que você precisa para acessar sua espiritualidade e refinar seus passos e atitudes nessa encarnação onde se faz tão necessária a mudança da forma do humano pensar e agir. 

 

Texto: Mãe Alice de Ogum

Centro Espiritualista Asas de Aruanda
Gira toda quarta-feira às 18h
Servidão Bernardino Barcellos, 107 • Rio Tavares
Contato: asasdearuanda@gmail.com